sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Reprodução assexuada

A reprodução assexuada é um tipo de reprodução que ocorre sem a intervenção de gâmetas. Os novos seres são clones do progenitor. Este tipo de reprodução tem a vantagem de se reproduzirem muito rapidamente.A reprodução assexuada é muito comum na Natureza, envolvendo um só progenitor. Este tipo de reprodução pode-se verificar em muitas plantas, em alguns animais e, ainda, na maioria dos organismos unicelulares.

Há vários tipos de reprodução assexuada:

Fragmentação - o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando um novo ser vivo.

Divisão múltipla – O núcleo da célula-mãe divide-se em vários núcleos. Cada núcleo rodeia-se de uma porção de citoplasma e de uma membrana, dando origem às células-filhas que são libertadas quando a membrana da célula-mãe se rompe.

Partenogénese - processo através do qual um óvulo se desenvolve originando um novo organismo, sem ter havido fecundação. (ex: abelha, formiga, alguns peixes, alguns répteis, alguns anfíbios)

Bipartição ou fissão binária ou cissiparidade (cissiparidade usado apenas para seres unicelulares) - um indivíduo divide-se em dois com dimensões sensivelmente iguais.

Gemulação - num organismo formam-se uma ou mais dilatações - gomos ou gemas - que crescem e desenvolvem-se originando novos organismos.

Esporulação - formação de células reprodutoras - os esporos - que, ao germinarem, originam novos indivíduos.

Estrobilização - formação de estróbilos que dão origem a novos indivíduos.

Multiplicação vegetativa - nas plantas, as estruturas vegetativas, raízes, caules ou folhas, por vezes modificadas, originam, por diferenciação, novos indivíduos.

Apomixia - produção de sementes sem fecundação
dos óvulos.




Sem comentários:

Enviar um comentário