Uma das principais causas da erosão é a subida do nível do mar, contudo existem outras, tais como a construção em zonas costeiras e o derrube das dunas. As variações do nível do mar, designadas por transições e regressões, fazem parte das transformações da terra, contudo, algumas dessas variações são provocadas por modificações climáticas, estimuladas pelo homem. Esta é, sem dúvida, a principal causa , uma vez que o aquecimento global provocado pelo homem desde a revolução industrial, tem gerado uma expansão térmica do oceano e a fusão de massas de gelo. Outra causa desta grande erosão é a construção desenfreada existente por todo o litoral.
Consequências:
Quem mais sofre com a erosão são as falésias e as dunas, sendo que estas últimas ficam submetidas à construção de estruturas fixas e ao seu desmantelamento. Na maioria, todas as praias desta região perderam espessura, deixando em suspensão certas construções, aumentando o declive das praias e diminuindo a sua extensão. Apesar de tudo, ainda é possível detectarem-se casos contrários, apesar de serem raros: casos em que a quantidade de areia aumentou, ou então não ocorreu qualquer dano.
A erosão costeira tem, ainda, outras consequências: a salinização dos aquíferos costeiros e o assoreamento de lagunas e estuários.
Ano após ano, vamos tendo notícia do desaparecimento de praias que o mar leva.
Torna-se, pois, importante efectuar um bom ordenamento do território, de modo a que se consiga manter a nossa costa livre de danos de maiores dimensões.
Fig. 1 Torres de ofir em perigo de ruir
Sem comentários:
Enviar um comentário